Nova Délhi (Índia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma mostra hoje do poderio militar indiano e da enorme diversidade étnica e cultural do país durante as comemorações do Dia da República em Nova Délhi. Lula foi o convidado de honra do desfile deste ano, acompanhando o espetáculo de duas horas ao lado do presidente Abdul Kalan e do primeiro-ministro Atal Bijari Vajpayee.
O evento foi marcado por forte esquema de segurança depois da prisão ontem, no subúrbio de Délhi, de três homens suspeitos de ligação com um grupo separatista da região da Caxemira e que estariam planejando um atentado durante os desfiles. Convidados especiais das áreas próximas ao palanque passaram por pelo menos três revistas antes de entrarem no local e não puderam levar bolsas ou telefones celulares. Havia no local também vários caminhões e soldados do esquadrão antibombas.
O Dia da República é o maior festival realizado na Índia e marca a entrada em vigor da Constituição indiana em 1950. A Índia conquistou a independência do poder colonial inglês em 15 de agosto de 1947 (Dia da Independência), mas o dia 26 de janeiro é mais importante para o país por sua simbologia. Em 1o. de janeiro de 1930 os nacionalistas do partido Congresso Nacional Indiano desfraldaram uma bandeira branca, laranja e verde e prometeram que, a partir de então, aquela seria a bandeira indiana e que, a cada dia 26 de janeiro, eles iriam comemorar a data nacional.
Armas e alegorias
O desfile do Dia da República na Índia é uma mistura de marchas militares, como às do dia 7 de setembro, com um desfile de carnaval. Lula assistiu a centenas de soldados marchando com túnicas e turbantes luxuosos e a uma mostra de armamentos, tanques e mísseis. Depois foi a vez dos carros alegóricos tomarem a avenida, com centenas de pessoas de diversas etnias mostrando seus instrumentos musicais, trajes típicos, danças e representações de cenas do cotidiano nacional.
Entre os pontos altos do desfile destacam-se a guarda montada em camelos ricamente ornados e os heróis de batalha levados por elefantes enfeitados por mantas de seda e adereços dourados na cabeça e na trompa.
O desfile-show terminou com uma apresentação de modernos aviões militares. Mais tarde, Lula participou de uma recepção no palácio presidencial para mais de 3 mil pessoas. O presidente recebeu cumprimentos de autoridades e convidados especiais. Amanhã, o dia será todo dedicado a contatos empresariais.
Com informações da Agência Brasil de Notícias.