Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Muita insistência

Lula diz que só desiste de acordo Mercosul-UE 'após ouvir não' de todos os presidentes

Redação Bonde com Agência Brasil
04 dez 2023 às 17:42

Compartilhar notícia

- Ricardo Stuckert/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (4), que não desistirá do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE). O acordo, que foi aprovado em 2019 após mais de 20 anos de negociação, vem enfrentando resistência de alguns países, como a França, para que seja colocado em vigor.


Lula conversou com a imprensa ao lado do primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, em Berlim. “Reiterei ao chanceler a expectativa [de] que a União Europeia decida se tem, ou não, interesse na conclusão de um acordo equilibrado. No contexto de fragmentação política, a aproximação de nossas regiões é central para construção de um mundo multipolar e o fortalecimento do multilateralismo”, disse. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Alemanha apoia a celebração do acordo e o chanceler Olaf Scholz disse que está envidando “esforços adicionais” para que o acordo seja concluído. Para entrar em vigor, o tratado precisa ser aprovado pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu, além de ser ratificado pelos parlamentos de todos os países do Mercosul e da União Europeia. “Peço a todos os envolvidos que façam prova de pragmatismo e que estejam dispostos a celebrar soluções de compromisso”, completou

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


Ainda neste domingo (3), Lula afirmou que, se não houver o acordo comercial, não será por falta de vontade dos sul-americanos, mas por protecionismo dos europeus. Na última semana, durante a Conferência do Clima, em Dubai, nos Emirados Árabes, Lula se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, na tentativa de avançar com a negociação. 

Publicidade


“Enquanto eu puder acreditar que é possível fazer esse acordo, vou lutar para fazer, porque depois de 23 anos, se não se concluir o acordo, penso que estamos sendo irrazoáveis com as necessidades que temos de avançar nos acordos comerciais, políticos e econômicos”, disse Lula. “Não vou desistir enquanto não conversar com todos os presidentes e ouvir o ‘não’ de todos. Aí vamos partir para outra”, acrescentou.


A próxima Cúpula do Mercosul será quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, sob a presidência do Brasil. É um momento decisivo já que, em 10 de dezembro, Javier Milei assumirá a presidência da Argentina. 


Durante sua campanha, Milei se manifestou contra o acordo e a favor da saída do seu país do Mercosul, o que dificultaria a conclusão das negociações com o bloco europeu.



O acordo cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.


Imagem
Projeto de inteligência artificial aplicada a diagnósticos neurológicos de pesquisadora londrinense arrecada US$ 1 milhão
A neurocientista de Londrina Daniele De Mari, de apenas 23 anos, está promovendo uma mudança incremental nas formas de captação e análise de sequências históricas de ondas cerebrais de pacientes neurológicos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo