Mundo

Lula discute pobreza na África e mudanças climáticas

06 jul 2005 às 11:40

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca às 15 horas desta quarta-feira (06) para a cidade escocesa de Gleneagles, onde participa como representante de um dos países convidados da 31ª Reunião de Cúpula do G8, que teve início ontem (5).

A pobreza na África e as mudanças climáticas do planeta são os temas principais do encontro que vai até sexta-feira (08). O G8 é formado pelos sete países mais ricos do mundo - Estados Unidos, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e a Rússia.


Além dos líderes do grupo, participam da cúpula anual representantes do Brasil, China, Índia, México e África do Sul, os cinco países convidados para a reunião ampliada de quinta-feira, que tratará dos impactos da mudança do clima e de questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social.


A agenda de Lula inclui encontro com líderes dos países convidados e, à margem da cúpula, audiência com o primeiro-ministro inglês Tony Blair, que ocupa a presidência rotativa do G8 desde janeiro deste ano.


Segundo um comunicado do Itamaraty, Brasil e os outros quatro países convidados defenderão a importância do multilateralismo e da repartição eqüitativa dos benefícios da globalização, reafirmarão o papel da cooperação Sul-Sul e a relevância de iniciativas como a Ação Contra a Fome e a Pobreza, convocada pelo presidente Lula.

Informações da ABr


Continue lendo