Em seu programa quinzenal "Café com o Presidente" desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às críticas quanto ao número de viagens que tem feito desde que assumiu o cargo. "Tem um tipo de gente com a cabeça colonizada, que parece que não gosta de independência, que acha que o Brasil só pode estar subordinado à política dos Estados Unidos ou à política da União Européia", afirmou.
Segundo Lula, o país quer "ter a mais extraordinária parceria com os Estados Unidos e com esse grupo fortíssimo que é a União Européia", mas precisa ter uma forte relação com a China, Índia, Rússia, África do Sul, México.
Ele destacou que, para o Brasil, o maior benefício das viagens é o superávit da balança comercial. "Nós tínhamos vindo de sete anos consecutivos de déficit na nossa balança comercial. A partir de 2002, começaram a crescer um pouco as nossas vendas mais do que as nossas compras. Hoje temos uma exportação, em 12 meses, praticamente de US$ 104 bilhões, temos um superávit praticamente de US$ 37 bilhões, o que é o saldo maior da história do Brasil falando percentualmente".
Informações da ABr