O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou na noite desta quinta-feira (04) a participação das Forças Armadas no Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública em implantação no Rio de Janeiro e a intensificação da atuação na proteção de suas áreas no estado. As informações são da Agência Brasil.
A decisão saiu após reunião do presidente com o ministro da Defesa, Waldir Pires. Ontem, Lula recebeu ofício do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, solicitando atuação das Forças Armadas no policiamento do estado. O pedido era para que as tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica patrulhassem as áreas do entorno de seus quartéis, para ajudar na redução da criminalidade.
O ofício se baseia na Lei Complementar federal 97, de 9 de junho de 1999, que prevê as possibilidades de emprego das Forças Armadas.
Na última semana, uma série de ataques criminosos deixou ônibus queimados, delegacias metralhadas e 19 pessoas mortas, entre civis e policiais. Os atentados fizeram com que fosse antecipado o trabalho de integração com o governo federal, que já era previsto pelo novo governo estadual.