O fenômeno conhecido como ''Lua Cheia de Morango'' poderá ser observado a partir desta sexta-feira (21), às 22h08 (horário de Brasília) e permanecerá até as 06h48 (horário de Brasília) do sábado (22). Apesar do nome curioso, a Lua não ficará avermelhada e nem rosa. ''A 'Lua de morango' é uma invenção que começou a vir do Hemisfério Norte, mais precisamente dos Estados Unidos, em época da colheita de morango, que relatam que a 'Lua de Morango' estaria em um almanaque dos agricultores de mais de cem anos que existia lá'', explica Miguel Fernando Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina).
Ainda de acordo com Moreno, faz pouco tempo que começaram a surgir esses adjetivos para Lua e que não faz nenhum sentido. ''É um tipo de coisa que a gente não repassa, porque eles inventam nomes como: Lua cheia da soja, trigo, milho do sizal. Isso não tem validade e não tem origem antiga'', pontua.
Grande paralisação lunar?
Leia mais:
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Quais eventos foram cancelados em virtude do incêndio em Los Angeles?
Ana Maria Braga critica Donald Trump por negacionismo climático
Sobre a ''grande paralisação lunar'' que também acontece nesta sexta-feira, o coordenador do Gedal explica que é quando a Lua se desloca no mais alto do céu, parecendo estar parada. No entanto, Moreno pontua que se trata de mais uma invenção. ''Isso não tem validade astronômica, porque o ponto mais distante que a Lua nasce entre leste e oeste, ela vai variando, e atinge o pico máximo de distância", destaca.