O primeiro lote da licitação para as obras de transposição do Rio São Francisco será anunciado nesta quinta-feira, informou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
"Vou anunciar o vencedor do primeiro lote da licitação que vai trazer a empresa privada para as obras", disse hoje ao sair de almoço de confraternização de seu partido, o PMDB.
Geddel Vieira Lima avaliou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a continuação do empreendimento não significa "vitória de ninguém sobre ninguém". O STF cassou hoje a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1-1) que havia suspendido as obras de transposição.
Segundo o ministro, o governo está aberto à sugestões "que possam aprimorar o projeto". Ele afirmou que não se sente pressionado pelo protesto do bispo Luiz Flávio Cappio, que há 23 dias está em greve de fome contra a transposição de águas.
"O Estado não pode estar sujeito a esse tipo de pressão, por mais comovente que seja", argumentou. Ele acrescentou que governos existem para ser legítimos, "mas sem estar sujeito à posições imperativas do 'ou faz desse jeito ou nós agimos de outro'".
Geddel concluiu que, com a decisão do STF, haverá tranqüilidade necessária para dar agilidade às obras. "Ficou demonstrado no STF que esse projeto é ambientalmente correto, economicamente sustentável e socialmente justo", disse.
ABr