Camisinhas que, segundo os fabricantes, podem ser colocadas em apenas um segundo começaram a ser vendidas nesta semana na África do Sul.
As camisinhas Pronto podem ser colocadas sem que o usuário precise retirá-las da embalagem. Ao invés, embalagem é aberta no meio e serve como aba para que a camisinha seja desenrolada diretamente no pênis. Só então a embalagem é descartada.
"Usar uma camisinha normal é muito chato", disse o criador da Pronto, Willem van Rensburg. "Quando a camisinha finalmente está no lugar, o clima já foi para o espaço."
Com novo preservativo, segundo ele "se você for devagar, levará três segundos para colocar". "Mas você realmente pode colocar em apenas um segundo".
Van Rensburg disse à BBC Brasil que espera encorajar os sul-africanos a usarem camisinhas, já que o país tem 5.5 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV, um dos maiores índices do mundo. Ele afirmou que analisou as razões da epidemia de Aids no país e descobriu que um dos principais fatores é o baixo índice de uso de camisinha, que acontece principalmente porque as pessoas acham o preservativo difícil de colocar.