O grupo fotográfico Eastman Kodak anunciou o desenvolvimento de uma nova técnica de captores que deve permitir às máquinas fotográficas digitais, inclusive as integradas a telefones celulares, tirar fotos sem flash, inclusive à noite.
Esta técnica se baseia num novo tipo de células fotossensíveis (células que captam a luz e a transformam em impulsos elétricos) que, segundo a Kodak, "melhora de duas a quatro vezes a sensibilidade à luz" dos captores das máquinas fotográficas.
"O objetivo é poder tirar fotos claras num ambiente muito pouco iluminado", comentou em um comunicado Chris McNiffe, diretor-geral da área de tecnologia dos captores de imagens da Kodak.
A companhia quer lançar esta nova técnica com fabricantes de câmeras para que possa estar disponível nas máquinas fotográficas a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
A Kodak explicou que concebeu células fotossensíveis "multicoloridas", sensíveis a todas as ondas luminosas visíveis, capazes de registrar, desta forma, muito mais luz.
A empresa acrescentou que se trata de uma inovação à técnica "Bayer", criada pela Kodak em 1976, transformada em referência na foto digital colorida, uma tecnologia que se apóia em células fotossensíveis que captam separadamente as cores verde, vermelha e azul (RGB).