A empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central nuclear Fukushima Daiichi, confirmou a morte de dois funcionários que eram considerados desaparecidos desde o terremoto e tsunami de 11 de março.
Segundo a companhia, um trabalhador de 21 anos e outro, de 24, estavam conduzindo checagens regulares no local quando o terremoto de magnitude 9,0 sacudiu o país. Aparentemente, eles correram para uma sala de turbina no porão, local onde se encontravam no momento em que a enorme onda varreu a usina.
"Lamentamos ter perdido estes dois jovens trabalhadores que estavam tentando proteger a usina durante o terremoto e o tsunami", afirmou o presidente da Tepco, Tsunehisa Katsumata, em comunicado.
Os altos níveis de radioatividade na fábrica tornaram perigosa a procura pelos funcionários. Seus corpos não tinham sido descobertos até quarta-feira e tiveram que ser descontaminados. O anúncio foi adiado enquanto as autoridades informaram as famílias dos trabalhadores, disse Kazufumi Suzuki, porta-voz da Tepco. As informações são da Dow Jones.