Mundo

Itália encontra arsenal de guerra de grupos neonazistas

15 jul 2019 às 10:33

A polícia da Itália encontrou nesta segunda-feira (15) um arsenal com armas de guerra, míssil e fuzis automáticos de última geração pertencentes a movimentos de extrema-direita e neonazistas, em uma operação realizada no norte do país que levou três pessoas à prisão. Um dos detidos é o italiano Fabio Del Bergiolo, de 50 anos, ex-inspetor antifraude e ex-candidato ao Senado, em 2001, pelo partido nacionalista Força Nova.

Na casa de Bergiolo, em Varese, na Lombardia, as autoridades encontraram um verdadeiro arsenal de guerra, com armas de proveniência austríaca, alemã e norte-americana. Os outros dois detidos são Michele Monti e Fabio Amalio Bernardi, proprietários de um hangar em Rivanazzano Terme, onde foi encontrado um míssil ar-ar de 800 kg usado pelas Forças Armadas do Qatar e avaliado em meio milhão de euros.


A operação, conduzida pelo Serviço Antiterrorismo da Itália e pela Digos (Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais) de Turim, teve como alvo membros de organizações de extrema-direita e começou a partir de uma investigação sobre combatentes italianos na guerra da Ucrânia.

A polícia vinha investigando dois jovens ligados às legendas Força Nova e Casa Pound, além e grupos de skinheads que promovem o nazismo. Através de seus contatos e ramificações, as autoridades italianas encontraram uma série de movimentos neofascistas e o arsenal de guerra. Eles atuam em várias cidades do norte da Itália, como Turim.


Continue lendo