Mundo

Irmãos soterrados sobrevivem 5 dias bebendo urina

29 ago 2007 às 16:45

Dois irmãos mineradores que conseguiram escavar uma saída para a superfície depois de passar cinco dias presos no interior de um mina que desabou, admitiram que comeram carvão e beberam urina para driblar a morte.
Para escapar da mina soterrada, eles cavaram um túnel com as próprias mãos.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela BBC Brasil.

Os irmãos Meng Xianchen e Meng Xianyou, originais da Mongólia Interior, conseguiram escapar da mina na sexta-feira (24), cinco dias depois que ela desabou. O acidente aconteceu no distrito de Fangshan, nos arredores de Pequim.


"Tínhamos vontade de chorar depois de beber (a urina)", disse um dos irmãos ao jornal local Beijing News.


"Você só consegue beber um pouco de cada vez. No princípio não tínhamos fome, mas depois ficamos tão famintos que comemos carvão e achamos uma delícia", contou Xianchen.


As equipes de resgate tinham dado as buscas por encerradas dois dias depois do acidente, pois não tinham mais esperanças de encontrá-los vivos e havia risco de deslizamento.


De acordo com o jornal China Daily, depois do escape miraculoso dos mineradores - quatro dias depois de encerrada a busca - o chefe da equipe de resgate admitiu que não havia utilizado equipamentos que detectam se há presença de vida em baixo da terra antes de suspender a operação.


Xianchen e Xianyou relataram que conseguiram abrir caminho entre os escombros do túnel, pois por sorte havia espaço suficiente e entrada de ar .


Para escapar, eles venceram mais de 20 metros de carvão e pedras até alcançar a superfície. Eles contaram com a luz de um celular nos dois primeiros dias, mas depois a bateria acabou e eles continuaram o trabalho no escuro.


Ambos são mineradores experientes, com mais de 20 anos de profissão. Para conseguir a façanha, ele se revezaram em turnos e avançaram uma média de meio metro a cada três horas, noticiou a BBC.


Avaliados por médicos após deixarem a mina, os mineradores apresentaram apenas uma complicação nos rins causada pela prolongada falta de água.

Segundo a BBC Brasil, a mina era administrada de maneira ilegal por um morador da região, que supostamente fugiu após o acidente.


Continue lendo