Mundo

Iraque nega ligação com Al-Qaeda

29 jan 2003 às 18:43

O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz, afirmou categoricamente nesta quarta-feira que não existe qualquer tipo de ligação do governo do Iraque com a rede terrorista Al-Qaeda, acusada de promover atentados em todo o mundo, como os ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001.

Aziz desmentiu as acusações do presidente norte-americano George W. Bush, que, em seu discurso sobre o Estado da União, na noite desta terça-feira, afirmouq eu a rede terrorista mantém contato e até troca de armas com o presidente iraquiano Saddam Hussein.


Bush ainda disse que tem provas de que Saddam armazena e fornece material bélico para a Al-Qaeda e deve apresentar o material para a Organização das Nações Unidas (ONU) antes mesmo do fim da inspeção de armas do Conselho de Segurança do órgão no Iraque.

O presidente dos Estados Unidos ainda pediu apoio popular para uma ofensiva no Iraque e diz que está pronto para abrir fogo contra Saddam. Em contrapartida, o governo iraquiano afirmou que caso isso aconteça também estará pronto para reponder aos ataques.


Continue lendo