Mundo

Iraque convoca árabes para possível guerra

10 set 2002 às 09:41

O vice-presidente do Iraque, Taha Yassin Ramadan, convocou nesta terça-feira os árabes para o confronto contra a ofensiva liderada pelos Estados Unidos, que a cada dia parece estar mais próximo de acontecer.

"Pedidos que se confronte a agressão e os agressores não apenas com a capacidade do Iraque, mas também que toda a massa árabe...confronte os interesses materiais e humanos dos agressores onde quer que eles estejam", disse Ramadan durante uma entrevista coletiva em Amman.


"O Iraque tem o direito religioso de se defender e, neste caso, todos os cidadãos árabes, onde quer que estejam, têm o direito de lutar com todos os meios possíveis contra a agressão através de seus representantes na terra deles". E completou: "Este é um direito legítimo".

Enquanto isso, o presidente norte-americano George W. Bush - que até agora só tem apoio militar da Inglaterra - busca na Organização das Nações Unidas e no próprio Congreso dos Estados Unidos, a aprovação e apoio internacional para começar o processo de retirada do líder iraquiano Saddam Hussein do poder. Bush acusa Hussein de ser uma ameaça à humanidade por estocar e produzir armamento nuclear.


Continue lendo