Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Threads

Instagram não lançará concorrente do Twitter na União Europeia por questões de privacidade

Folhapress
05 jul 2023 às 14:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dona do Instagram, Meta, não lançará o rival do Twitter, Threads, na Europa no futuro próximo, de acordo com um porta-voz da Comissão de Proteção de Dados (DPC, em inglês) da Irlanda, que regula o tema na União Europeia. A informação foi noticiada pelo jornal Independent.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O aplicativo da Meta, com lançamento marcado para esta quinta (6), vai pedir acesso a informações pessoais, financeiras, a dados de saúde e condicionamento físico e a mensagens em outros apps.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tributação progressiva

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis


Essas solicitações não se repetem nas plataformas concorrentes, mostrou o site especializado Nucleo Jornalismo. O Threads funcionará em torno da publicação de textos curtos de até 500 caracteres, aos moldes do modelo popularizado pelo Twitter.

Publicidade


A reportagem procurou a Meta por email e WhatsApp na noite desta terça-feira (4), mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.


O Threads foi projetado para importar dados do Instagram, o que inclui informações comportamentais e de consumo de publicidade. A Meta, porém, divulga na página inicial do aplicativo nas lojas apenas que a tecnologia vai facilitar encontrar contatos e manter o selo de verificação de contas da rede social de fotos.

Publicidade

O lançamento da plataforma no Reino Unido e nos Estados Unidos, que têm leis de privacidade mais lenientes, está mantido para o próximo dia 6, de acordo com o Independent.


O órgão regulador europeu já havia proibido o WhatsApp de lançar seus serviços de publicidade em território da UE. A funcionalidade está ativa no Brasil.

Publicidade


A percepção é de que o acesso a dados financeiros e de saúde tende a ser excessivo no caso de redes sociais. "Precisa haver justificativa de uma finalidade proporcional para esse uso", diz o diretor fundador do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni.


As legislações de proteção de dado da Europa e do Brasil funcionam com base no tripé de finalidade, necessidade e adequação do tratamento e do uso de dados.

Publicidade


Os dados de saúde seriam usados em prevenção de fraude, funcionamento do aplicativo e análise de informações, de acordo com a página do Threads na Play Store. Essa explicação é vaga e falha em termos de compliance, diz Bioni.


O diretor, contudo, avalia que a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) não deve intervir no lançamento do Threads no Brasil. "Pela postura mais orientativa desde que foi instalada, a ANPD dificilmente tomaria uma postura regulatória mais agressiva. A não ser que identifique uma violação grave e sem qualquer sinal de boa-fé do regulado."


A assessoria da ANPD também foi procurada na noite desta terça, mas não respondeu até a publicação desta matéria.


Imagem
Nova atualização do Instagram permite visualizar interações entre usuários
O Instagram lançou, nesta terça-feira (28), uma nova atualização que permite que os usuários visualizem todas as interações que já tiveram com outras pessoas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo