Começaram nesta segunda-feira (27) as inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Até o dia 28 de setembro, os universitários interessados podem preencher a ficha de inscrição disponível no site do programa e entregar o protocolo na instituição de ensino superior.
O Fies permite que o universitário financie até 50% do valor da mensalidade, a uma taxa de juros de 3,5% ao ano para licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos, e 6,5% para os demais. Só pode se inscrever o estudante que estiver regularmente matriculado em curso de graduação em instituição de ensino superior cadastrada no Fies.
De acordo com a assessoria da Caixa Econômica Federal, que operacionaliza o programa, a divulgação dos resultados do processo seletivo será feita no dia 22 de outubro.
A pontuação para classificar os candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos. Candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou que ainda não possuam curso superior completo também ganham prioridade na pontuação. Outro critério adotado para melhorar a pontuação, segundo a assessoria da CEF, é o aluno não habitar em casa própria.
Quem já tem bolsa de 50% no Programa Universidade Para Todos (ProUni) também pode participar do Fies, financiando até 25% do restante da mensalidade. Neste caso, a inscrição será de 4 a 16 de outubro.
ABr