O início do feriadão da Páscoa registrou atraso de mais de uma hora em quase 10% dos vôos programados entre as 0 e 10h desta quinta-feira (05). Segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos, 54 dos 563 vôos programados registraram atrasos.
O terminal mais afetado foi o internacional de Guarulhos (Grande São Paulo), onde 19% dos vôos atrasaram. Em Fortaleza e Belém, cerca de 16% dos pousos e decolagens atrasaram.
A Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo negou ontem que haja qualquer risco de uma nova paralisação de controladores no feriado prolongado da Páscoa.
O episódio mais recente da crise do sistema aéreo brasileiro, inciada há seis meses, foi a paralisação por algumas horas dos controladores do Cindacta-1 (que controla o tráfego na região Centro-Oeste). Em Curitiba, um passageiro morreu de nfarte após esperar a noite inteira para embarcar em um vôo que sairia do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Mesmo com a garantia de que não haverá novas paralisações, as companhias se comprometeram a reforçar a equipe de plantão e colocar aviões extras no feriado de Páscoa.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou na quarta-feira (4) uma campanha para que usuários do transporte aéreo possam enviar queixas ao presidente Lula. Pelo site www.idec.org.br, o e-mail é mandado à Presidência com cópias para órgãos como a Infraero.