Estudantes que participarão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo dia 26 já podem checar seu local de prova.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou os endereços pela Internet para atender aos estudantes que não receberam o comprovante de inscrição até esta sexta (17). Quem não recebeu conseguirá fazer o exame normalmente: basta levar o documento de identidade. O questionário socioeconômico será distribuído no local do exame.
Neste ano, o Enem será realizado por 3.568.592 estudantes, em 1.332 cidades do país.
As provas começam às 13h e terminam às 18h (horário de Brasília). Os participantes devem chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h55, não sendo permitida a entrada de nenhum inscrito após esse horário.
É preciso levar, além da carteira de identidade, comprovante de inscrição, folha de respostas do Questionário Socioeconômico (o preenchimento não é obrigatório), lápis preto número 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.
A avaliação terá uma prova com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema já definido.
O boletim individual de resultados deverá ser distribuído pelo MEC na 2ª quinzena de novembro.
O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer a prova, mas podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade.
A prova permite ao estudante participar de programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). No primeiro semestre de 2007, só se inscreveu no Prouni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no exame.