Uma alta autoridade do governo americano afirmou à BBC que um incidente com explosivos ocorrido nesta sexta-feira em um avião que ia de Amsterdã, na Holanda, a Detroit, no EUA, foi uma "tentativa de ataque terrorista".
O incidente ocorreu a bordo de uma aeronave da empresa aérea Northwest Airlines, voo 253. Clique A primeira versão do fato, divulgada pela empresa, afirmava que um passageiro teria acionado fogos de artifício dentro do avião.
Fontes do governo ouvidas pela imprensa dos EUA, no entanto, também afirmaram que há indícios de que o passageiro pretendia explodir a aeronave, que carregava 278 passageiros.
De acordo com a rede de televisão NBC, uma autoridade americana que não quis se identificar afirmou que o suspeito, identificado como um homem nigeriano de 23 anos, teria tentado acionar um pó que ele afirmou ser um artefato explosivo.
"Ele tinha algum tipo de dispositivo explosivo que tentou acionar", disse o oficial à NBC.
Oficialmente, um porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Barack Obama está monitorando a situação e determinou que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança a bordo de aviões de passageiros.
A Casa Branca também informou que não há mudanças de planos na agenda do presidente, que deve continuar em férias no Havaí.
Al-Qaeda
Já a rede ABC News afirmou que o suspeito, que foi preso e está sendo interrogado, teria afirmado pertencer à rede extremista Al-Qaeda, embora as autoridade coloquem em dúvida a veracidade destas informações.
Ainda de acordo com a rede de televisão ABC, o suspeito teria dito às autoridades que tinha explosivo em pó colado com fita adesiva à sua perna, e que teria usado uma seringa com uma mistura química para causar a explosão.
Segundo um passageiro, ao acionar o explosivo, o suspeito teria tido queimaduras graves na perna, e um extintor de incêndio teria sido usado para apagar o fogo.
Pânico
O incidente ocorreu quando o avião, vindo de Amsterdã, se aproximava do aeroporto de Detroit.
A pequena explosão provocou pânico entre os passageiros e tripulantes do Airbus 330.
Algumas pessoas teriam tido ferimentos leves.
Pelo menos uma pessoa teria sido levada para o Centro Médico da Universidade de Michigan, mas não há maiores detalhes sobre seu estado de saúde ou sua identidade.
De acordo com um comunicado divulgado pela Gerência de Segurança em Transportes dos EUA (TSA, na sigla em inglês), o avião pousou de maneira segura no aeroporto de Detroit por volta de 15h (horário de Brasília) e todos os passageiros foram retirados da aeronave.
A aeronave foi levada para um local remoto, de acordo com a TSA, e todas as bagagens que estavam a bordo estão sendo checadas.
Um porta-voz do FBI, a Polícia Federal dos EUA, afirmou à BBC que o órgão também está investigando o incidente.
Fumaça
Passageiros ouvidos pela agência de notícias Associated Press contaram ter ouvido uma explosão, seguida de fumaça e fogo.
Segundo o americano Syed Jafri, que estava a bordo do voo 252 da Northwest Airlines, o incidente ocorreu enquanto o avião já estava se preparando para pousar.
Ele afirmou que estava sentado três fileiras atrás do suspeito e que viu uma luz e fumaça.
Depois disso, segundo Jafri, "um jovem pulou sobre" o suspeito. Outro passageiro, que não foi identificado, afirmou que "depois de gritos", o homem foi rendido. "Eles o pegaram, foi muito rápido".