Mundo

Homossexuais defendem voto consciente e união legal

26 jun 2006 às 09:56

Cerca de 20 mil pessoas participaram na tarde deste domingo, em frente ao Congresso Nacional, da 9ª Parada do Orgulho LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes) de Brasília.

O lema foi Vote consciente, vote arco-íris, em referência a uma campanha para que os homossexuais dêem preferência a candidatos que se comprometam com os interesses da comunidade, entre eles a união civil de pessoas do mesmo sexo.


Para o presidente da organização não-governamental Estruturação, Welton Trindade, o objetivo é alertar para a necessidade de respeitar a cidadania dos homossexuais. "É um absurdo eleger pessoas que são contra a democracia, contra os direitos humanos. Estamos mobilizando milhares de gays, lésbicas, homossexuais e transexuais para votar em quem nos respeita", disse.


Trindade lembrou que o projeto de legalização da união civil está há 11 anos no Congresso e informou que a comunidade também reivindica políticas contra a violência e pela inclusão, nas áreas de saúde, educação e trabalho.


Três trios elétricos animaram a caminhada, que terminou diante da Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. "O papel desse evento, como a maior manifestação de direitos humanos de Brasília, é mostrar que a gente existe e que a gente exige respeito", explicou o relações públicas da Estruturação, Julio Cardia.


Para a coordenadora do Núcleo de Lésbicas da Estruturação, Andréa Manzan, o público homossexual feminino ainda tem pouca visibilidade na sociedade. Por isso, foi criado o Dia da Visibilidade Lésbica, a ser comemorado em 29 de agosto.


Alice Bombom, artista de Brasília, participou da Parada e disse acreditar que a cada ano a população está com a mentalidade mais aberta para a questão do homossexualismo: "A gente está lutando para votar consciente, para ter um Brasil melhor e tentar acabar com o preconceito, que ainda é muito grande no Brasil".

Agência Brasil


Continue lendo