O governo do Chile decidiu enviar aos 33 mineiros presos há três semanas numa mina no norte do país novos instrumentos para aliviar o tédio: videogames, DVDs e tocadores de música em MP3 para entretê-los e mantê-los com o moral elevado.
A lista de objetos que os mineiros receberão nos próximos dias é bastante ampla, e vai desde consoles de PlayStation e projetores de filmes a meias com fios de cobre que protegem contra infecções de fungos e bactérias.
O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, confirmou ainda neste domingo que serão possíveis as comunicações diretas dos mineiros com seus familiares durante períodos curtos, de "ao menos um minuto".
As informações foram divulgadas um dia após o governo chileno ter confirmado que estuda outras alternativas para acelerar o resgate dos trabalhadores presos a 700 metros da superfície na mina San José, no deserto do Atacama.
O prazo inicial para o resgate dos mineiros é de cerca de quatro meses.
Depressão
A lista de produtos que os mineiros receberão, publicada neste domingo por vários jornais chilenos, inclui ainda xampú, roupas térmicas, toalhas e camas desmontáveis improvisadas.
As autoridades creem que o envio dos produtos poderá ser um método para que os mineiros lutem contra sintomas de depressão ou moral baixo.
Na sexta-feira, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, afirmou que 5 dos 33 mineiros apresentavam sinais de depressão. No sábado, porém, Mañalich afirmou que os sinais de depressão entre os cinco haviam diminuído.
Golborne confirmou que os engenheiros estão trabalhando para ampliar o diâmetro do terceiro túnel vertical de acesso pelo qual se enviam os objetos aos mineiros, dos atuais 10,2 centímetros para 30,5 centímetros, para que se possa baixar à mina objetos maiores.
Neste momento existem três sondas em operação para o envio de produtos básicos – uma para oxigênio e as outras duas para alimentos, remédios, produtos de higiene pessoal e mudas de roupa.