O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse que espera para esta terça-feira, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o anúncio da compra, por parte do governo federal, dos royalties pela produção do petróleo capixaba, proposta por ele ao presidente e que está em estudo pelo equipe econômica.
De acordo com Hartung, em conversa por telefone na última quinta-feira, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, teria informado que faltava muito pouco para a conclusão do estudo.
"Só resta agora fechar o contrato", disse o governador. A única coisa que estava pendendo, disse, era a definição do valor pago pelos royalties e de por quanto tempo a compra estará valendo. Inicialmente a proposta era de 4 anos, mas agora a discussão é torno de 10 ou 20 anos.
"O único ativo que nós temos são os royalties, que estamos usando para honrar as dívidas deixadas pelo governo passado", ressaltou.
De acordo com o governador, seu antecessor, José Ignácio, deixou como herança uma dívida de R$ 1,2 bilhão, que envolve R$ 300 milhões em salários atrasados dos servidores públicos, e compromissos com fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiras.
"Estamos em dia com o presente. Pagamos os salários dos meses de Janeiro, Fevereiro e março. Pagamos o custeio, tudo", disse ao enfatizar que as dívidas são heranças do passado e que o seu estado segue rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. )