O título até pode parecer tétrico para pessoas mais sensíveis. Mas a verdade é que o livro ''1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer'' traz dicas dos melhores lugares para aproveitar a vida. Afinal, segundo a autora, a jornalista americana Patricia Schultz, viver é aventurar-se. ''Quando você viaja, volta para casa diferente'', diz.
Durante 20 anos, Patricia trabalhou como freelancer, escrevendo guias de viagem. Com tanta ''bagagem'', ela decidiu preparar o próprio guia, com um mix de sugestões, como ela mesma define. ''Não queria pôr apenas os previsíveis e comuns. Queria os não conhecidos, os pouco conhecidos, os extravagantes, os caros, os baratos, construções, templos e igrejas, belezas naturais, festivais de música e cultura, o melhor restaurante e o melhor cachorro-quente. Um mix para agradar a pessoas de todos os gostos'', explica.
Ela admite que não esteve em todos os lugares sugeridos, mas em cerca de 80% deles. ''Para ter ido a todos, eu precisaria estar com 200 anos'', brinca a jornalista de 53 anos. Mas garante que seus contatos, formados durante 20 anos de trabalho na área, foram essenciais para incluir os locais nos quais não esteve. ''Foram oito anos produzindo o livro e fazendo pesquisas o tempo todo.''
Nos Estados Unidos, o livro foi lançado no fim de 2003 e está na 42 edição, com 2 milhões de cópias vendidas. A publicação foi traduzida em 20 idiomas. A versão brasileira foi lançada pela Editora Sextante (752 págs), com alguns ajustes para os leitores tupiniquins. Foram incluídos destinos no País que não estão na lista original e retirados outros com maior número de sugestões, como lugares nos Estados Unidos e na Itália.
Do Brasil, onde a autora já esteve duas vezes, ela sugere lugares em que passou férias, como Fernando de Noronha (PE), Belém (PA), Manaus (AM), Rio, Búzios e Angra (RJ).
A jornalista já prepara, para janeiro de 2007, o lançamento de mais um livro da série: ''1000 Lugares nos Estados Unidos e Canadá para Conhecer Antes de Morrer''. Depois disso, seu único plano é descansar viajando, é claro. ''Todos os anos, no meu aniversário, planejo uma grande viagem para um lugar que eu não conheço'', diz. Na sua lista estão as geleiras da Antártida e o norte da Índia.
Com o livro, ela espera que outras pessoas sigam seu exemplo e saiam para descobrir o mundo. ''Quero que elas escolham um destino e reservem suas passagens. Carpe Diem!''
Com informações da Agência Estado.