Mundo

Grandes inundações assolam a Europa

12 ago 2002 às 18:47

As chuvas torrenciais que caíram na Europa central e oriental nas últimas semanas deixaram até agora dois mortos na Áustria, cinco na República Checa, três na Alemanha, e pelo menos 58 pessoas no sul da Rússia.

Para a Áustria, estas são as piores inundações registradas em 50 anos. Enquanto os meteorologistas prevêem chuvas contínuas até esta quarta-feira, as inundações se estenderam ao conjunto do país.


Na Baixa Áustria e na Alta Áustria, afetadas pelas inundações há seis dias, escolas, albergues e hotéis foram requisitados para abrigar milhares de pessoas evacuadas. Por outro lado, a navegação no Danúbio foi interrompida por riscos de acidentes pelo mau tempo, assim como em certas regiões do Reno na Alemanha. Em Schwerin e Wismar (leste da Alemanha) duas pessoas morreram elevando a três os mortos no país.


A água também chegou a Berlim, onde os bombeiros tiveram que se mobilizar várias vezes. Na República Checa, as inundações já provocaram a morte de cinco pessoas nesses últimos dias. O premier Vladimir Spidla proclamou o estado de urgência em cinco regiões, inclusive a capital.


A situação também é alarmante em várias cidades do sul da Boêmia (sudoeste), afetada pelas inundações há vários dias e onde centenas de pessoas tiveram que ser evacuadas.


Mais ao norte, pelas enchentes, a navegação foi proibida nesta segunda-feira na parte inferior do Reno, entre Rheinfelden (Suíça) e Kembs (França), paralisando a atividade portuária.


Na Europa Oriental, no sul da Rússia, as intempéries da semana passada deixaram pelo menos 58 mortos nas costas do Mar Negro. Segundo um balanço preliminar, 379 casas foram completamente destruídas, mais de 1.800 danificadas e 12.000 inundadas. 30.000 pessoas vivem nas áreas atingidas.


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo