Mundo

Google pode tirar Orkut do Brasil

25 ago 2006 às 09:02

O Google pode encerrar as atividades do site de relacionamento Orkut no Brasil ou até mesmo restringir o acesso de internautas. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O motivo seria o excesso de comunidades relacionadas a pedofilia, homobofia e racismo. A informação partiu da sede da empresa em Mountain View, na Califórnia.

A Procuradoria da República em São Paulo entrou com ação civil pública contra o Google no Brasil. O objetivo é conseguir a quebra de sigilo do Orkut, para impedir atividades criminosas na internet.


O Ministério Público diz que a companhia descumpre as determinações judiciais de fornecer dados como o endereço eletrônico de internautas envolvidos em crimes de pedofilia, homofobia e racismo, o que prejudica investigações da Polícia Federal.


Segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Safernet, o Orkut lidera o número de denúncias em crimes relacionados a direitos humanos na internet brasileira. Das 105.971 denúncias de crimes praticados na internet e colhidas pela ONG entre 30 de janeiro e ontem, 100.252 são relacionadas a perfis e comunidades no Orkut. O número corresponde a mais de 93% do total das denúncias. O crime mais denunciado é o de pornografia infantil e pedofilia, que responde a cerca de 39,65 % dos crimes apontados no Orkut (39 mil denúncias).

Para a direção do Google, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.


Continue lendo