Mundo

Garotinho admite descontrole da violência no Rio

07 mai 2003 às 17:15

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, afirmou que "nenhuma autoridade pode mentir à população. A situação está fora de controle desde setembro do ano passado". Juntamente com a declaração, o secretário anunciou medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado.

De acordo com o IG, Garotinho justificou sua afirmação alegando que nenhum Estado brasileiro está preparado para esse "novo tipo de atitude criminosa" que surgiu no Rio de Janeiro. O ex-governador acredita que se trata de uma situação diferenciada, em que os criminosos agem sem objetivos claros.


Entre as medidas anunciadas está a criação de um serviço de inteligência único no Estado. De acordo com o secretário, o governo estadual já está adquirindo equipamentos, entre os quais um interceptor telefônico com a capacidade de controlar até 800 ligações simultâneas.


Outra mudança ocorrerá nas delegacias especializadas, que serão centralizadas em um único local e sob a mesma coordenação. Além disso, o secretário prometeu que as delegacias serão reequipadas.

Para as mudanças, Garotinho pretende empregar até R$ 240 milhões em recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal. Um encontro entre a governadora do Rio, Rosinha Matheus, o secretário de Segurança e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, deve ocorrer nesta quinta-feira.


Continue lendo