Mundo

Furacão Dean ganha força e ameaça costa mexicana

20 ago 2007 às 12:21

O furacão Dean deixou um rastro de destruição na Jamaica, por onde passou neste domingo (19) com ventos de até 240 quilômetros por hora, e agora segue em direção à costa de Belize e à península de Yucatán, no México, onde deve chegar na noite desta segunda-feira (20).

As autoridades jamaicanas declararam estado de emergência de um mês e impôs um toque de recolher e aumentou o efetivo policial nas ruas para evitar saques a casas e pontos comerciais vazios. O sul do país foi severamente afetado pelos fortes ventos e pela chuva torrencial provocados pelo furacão.


O olho do furacão passou pelo oceano, a alguns quilômetros da costa, mas ainda assim, casas foram destelhadas, árvores arrancadas e ruas ficaram alagadas na capital, Kingston. Houve cortes de energia elétrica e de comunicações em diversos pontos.


O Centro Nacional de Furacões, de Miami, classificou o Dean como um furacão de categoria 4, a segunda mais perigosa, e avalia que ele poderá ganhar força e atingir a categoria 5 antes de chegar ao Golfo do México.


Há registro de mortes.

>> Leia mais na BBC Brasil.


Continue lendo