Mundo

Fotos sugerem atividade vulcânica em mercúrio

31 jan 2008 às 08:48

Novas imagens de Mercúrio tiradas pela agência especial americana Nasa revelaram a evidência de atividade vulcânica "generalizada" no planeta.
As fotos foram tiradas no dia 14 de janeiro, quando a sonda não–tripulada US Mercury Messenger passou perto do astro.

Evidências colhidas nos anos 1970 pela sonda Mariner 10 já haviam indicado a existência de atividade vulcânica no planeta do sistema solar mais próximo do Sol.


A nova missão deixou "poucas dúvidas" desse fenômeno, nas palavras da cientista da missão, Louise Prockter.


Além disso, a Messenger mapeou cerca de 30% da superfície de Mercúrio, aumentando a proporção inicial, que era de 45%.


"Este sobrevôo nos permitiu ver uma parte do planeta nunca vista antes por aeronaves. Nossa pequena sonda nos trouxe uma mina de ouro em informações interessantes", disse o cientista-chefe da missão Messenger, Sean Solomon.


Formação inédita


Como exemplo dos novos indícios de atividade vulcânica, os cientistas citaram uma bacia em forma de cratera que havia sido inundada por material fluido, provavelmente lava vulcânica.


A sonda também revelou uma característica única, que os cientistas batizaram "The Spider" ("A Aranha", em tradução livre) – mais de cem depressões estreitas, superficiais, partindo de uma cratera central de 40km de largura.


Nada semelhante havia sido visto antes em Mercúrio nem na Lua.


"A Spider tem uma cratera próxima de seu centro, mas ainda não está claro se esta cratera está relacionada com a formação original ou se veio depois", disse um dos pesquisadores da equipe, James Head, da Universidade de Brown, em Providence.


Para o professor emérito da Universidade do Arizona em Tucson Robert Strom, a Spider poderia estar ligada à atividade vulcânica no planeta.


A sonda Messenger fará duas outras aproximações do planeta antes de entrar em sua órbita em 2011.


A última missão para Mercúrio, com a sonda Mariner 10, foi realizada em 1975. Uma face de Mercúrio fica permanentemente voltada para o Sol. Em outras partes, em que há noite e dia, as temperaturas variam cerca de 500 graus centígrados.

As informações são da BBC Brasil.


Continue lendo