O Exército brasileiro está investigando a atuação de organizações não-governamentais (ONGs) na Amazônia. A informação é do comandante Francisco Albuquerque, durante audiência pública, esta semana, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Segundo ele, o Exército é favorável à atuação de organismos na área desde que não haja uma desnacionalização da região. "Os trabalhos de ONGs nos países em desenvolvimento são uma realidade e precisamos entender o que há por trás disso", afirma ao dizer que "a Amazônia é nossa" e que o país lutará para defendê-la e administrá-la.
Para o deputado André Costa (PDT-RJ), autor do requerimento que solicitou a audiência com membros das Forças Armadas, a investigação é uma ação crescente que deve ser trabalhada para se transformar numa política pública brasileira.
O parlamentar enfatizou que muitas organizações são bem intencionadas. Mas disse acreditar que outras "atuam de uma forma um tanto mais cínica, porque atendem ao interesse geopolítico de uma potência, geralmente financiadora desse trabalho, e poderiam ter outras razões além do sentido de cooperação e solidariedade para com os povos da Amazônia".
Agência Brasil