Mundo

Fome Zero beneficia famílias no Paraná

06 mai 2003 às 20:34

O Programa Nacional Fome Zero já beneficiou diversas famílias em todo o Paraná. A última doação arrecadada pelo programa no Estado foi de 1,2 tonelada. Os alimentos doados pelos Correios foram distribuídos a três entidades: a Federação Espírita do Paraná, na Capital; a Fundação Itaqui, em São José dos Pinhais, na região metropolitana; e, a Associação Beneficente São Roque, em Piraquara, também na região metropolitana.

Em reunião nesta terça-feira, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, discutiu políticas de combate à fome, bem como formas de participação da sociedade civil, na definição dessas políticas. A participação popular na elaboração do programa é uma determinação do secretário, coordenador do programa no Estado.


O secretário já visitou diversas empresas e instituições na Grande Curitiba para que as mesmas se filiem ao programa na arrecadação de alimentos. Ontem o secretário visitou a empresa Bosh. Ele propôs à empresa a contribuição mensal com um quilo de alimento por funcionário.


''O programa, aqui no Paraná, é baseado no nacional. No entanto, o Estado trabalhará com suas peculiaridades'', informou o secretário. Segundo a assessora da coordenadoria do programa no Paraná, Sabrina Parrino, o programa não é apenas de caráter emergencial, mas, sim, de caráter estrutural. Além de fornecer subsídios alimentares àqueles que estão abaixo da linha da pobreza absoluta, o programa deve trabalhar com a reintegração social, com a geração de empregos, renda e a alfabetização de adultos.

A forma de repasse das doações ainda está sendo debatida pela secretaria. Os beneficiados serão famílias, cadastradas nas igrejas e entidades beneficentes locais, que possuam renda mensal inferior a meio salário mínimo. No próximo dia 15 de maio será lançado, no Vale do Ivaí e na região Centro Sul do Estado, um projeto piloto: o Programa do Leite. O programa tem por meta arrecadar o produto e distribuí-lo.


Continue lendo