Um relatório divulgado nesta terça pela FAO, agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, indica que a fome no mundo está aumentando.
Apesar de esforços e metas de organismos internacionais, cerca de 842 milhões de pessoas estão passando fome no mundo. E o número cresce: a cada ano, são mais 5 milhões de pessoas subnutridas no planeta.
Para o Brasil a situação está melhorando. O país aparece na lista das 19 nações que conseguiram reduzir o número de famintos. No período de 1990-1992, eram 18,6 milhões de pessoas passando fome. Esse índice reduziu para 15, 6 milhões de 1999-2001.
A melhoria é considerável e as Nações Unidas estão otimistas em relação a novos avanços. Segundo o relatório, um exemplo de progresso é o programa Fome Zero, criado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu erradicar o problema até o fim de seu mandato.
Com a melhora em países como China, Chade, Guiné Bissau e Namíbia, cerca de 80 milhões de pessoas deixaram de ser consideradas desnutridas no mundo.