Mundo

Finlândia aposta em SMS contra vandalismo em banheiros

07 fev 2008 às 19:50

Na Finlândia, quem quiser usar um banheiro público nas estradas do país precisa primeiro enviar uma mensagem de texto (SMS) pedindo autorização ao serviço de administração de rodovias. Não se trata de burocracia, mas sim de um sistema de controle criado pelo governo finlandês na tentativa de reduzir o vandalismo em dependências públicas.

De acordo com o site The Register, o sistema chamado de SMS Lock System foi implantando em banheiros dispostos na estrada Highway One no início de fevereiro.


Embora pareça complicado o funcionamento é bastante simples e rápido. Para abrir a porta de um determinado local público - que agora estão todas travadas - o usuário precisa envias uma SMS com a palavra OPEN (abrir) a um número específico. A ligação custa o envio de uma mensagem SMS normal e, em poucos segundos, a porta do banheiro é aberta. Todas as portas trancadas exibem uma mensagem que orienta o usuário sobre o envio da SMS.


Desta forma, os administradores da rodovia esperam ter um controle mais forte sobre os atos de vandalismo, já que terão a hora e o número de telefone dos usuários de seus banheiros, o que coíbe o vandalismo e permite identificar os responsáveis.

Embora este seja o primeiro serviço do gênero, não é o primeiro uso de mensagens SMS relacionados a banheiros. Em 2007 foi lançado, em Londres, um serviço que permite aos moradores e visitantes da cidade localizar os banheiros públicos mais próximos enviando a palavra "toilet" para determinado número.


Continue lendo