Um erro involuntário de um técnico de manutenção foi a causa da pane no equipamento que estabelece a comunicação entre o Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília, e os pilotos das aeronaves. Este problema causou caos nos aeroportos do país nesta semana, causando atrasos e cancelamentos de centenas de vôos.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o técnico, que é sargento da Aeronáutica, foi acionado na manhã de terça-feira (05) pelo supervisor do Cindacta-1 para tentar corrigir um chiado nas transmissões de rádio, que dificultava as comunicação com as aeronaves. O sargento teria desviado algumas freqüências para a central de áudio reserva, mas só depois teria percebido que o equipamento estava inoperante, em manutenção.
A Polícia Federal mantém as investigações sobre a causa da pane porque a hipótese de sabotagem não foi completamente descartada.
Nesta quinta-feira (07), o governo federal anunciou medidas para acabar com a crise aérea - a principal delas será descentralizar o controle, transferindo parte das operações de Brasília para o Rio de Janeiro e São Paulo.