A Força Aérea Brasileira (FAB) vai disponibilizar aviões para atender a demanda de passageiros que enfrentam os atrasos nos aeroportos brasileiros, a maioria deles atendido pela companhia TAM. A determinação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo informações da rádio CBN, oito aeronaves - dois 737, dois 707 e quatro C99 - farão o transporte dos passageiros. A idéia de utilizar aviões da FAB surgiu na noite desta quinta-feira (21), quando parlamentares solicitaram aeronaves para poderem retornar aos seus Estados sem enfrentar o problema de atrasos e cancelamentos de vôos. Eles desisitiram da idéia por temer que o pedido tivesse uma repercussão negativa para imagem do Congresso Nacional.
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou nesta sexta-feira (22) a suspensão da venda de passagens da TAM até o embarque de todos os passageiros em cada vôo da empresa.
Desde quarta-feira, a TAM enfrenta problemas devido à manutenção não programada em aeronaves. O gerente-geral da TAM em Brasília, Dadino Filho, disse que a companhia não tem nenhuma previsão de quando as operações voltarão ao normal na capital federal. Segundo ele, todos os funcionários da companhia foram chamados às pressas para atender os passageiros. As informações são do Terra.
Leia o comunicado na íntegra:
"O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que, por determinação do Exmo. Sr. Presidente da República e como forma de amenizar as dificuldades presentemente experimentadas pelos usuários da aviação civil comercial, todos os meios aéreos de transporte disponíveis da Força Aérea Brasileira foram emergencialmente engajados para atuar de forma complementar às capacidades das empresas aéreas no atendimento da elevada demanda do período. As despesas decorrentes serão integralmente indenizadas pelas companhias aéreas".