A expectativa média de vida dos brasileiros nascidos em 2006 é de 72 anos, três meses e 12 dias, de acordo com a Tábua de Mortalidade, pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A estimativa representa um aumento de mais de 17 anos na expectativa de vida desde 1960, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez.
Para as mulheres a estimativa de vida é de 76,1 anos, quase sete anos a mais do que para os homens (68,5 anos). Segundo o IBGE a diferença ocorre porque os homens estão mais expostos a mortes violentas, como homicídios, suicídios e acidentes de transito.
De acordo com o IBGE permanecem as diferenças regionais, com mais de nove anos de diferença entre os estados com a pior e a melhor estimativa, respectivamente Alagoas (66,3 anos) e Distrito Federal (75,1 anos).
A pesquisa também mostrou redução de 64% na taxa de mortalidade infantil, entre 1960 e 2006, que alcançou 24,9 em cada mil crianças nascidas vivas no país no ano passado.