O bife brasileiro vai ser provisoriamente banido dos pratos portugueses e europeus, depois da suspensão pela União Européia (UE) das importações de carne bovina do Brasil, anunciada em Bruxelas. A UE decidiu suspender a partir desta quinta-feira a importação de carne devido à insuficiência de garantias sanitárias e de qualidade dadas pelo maior país sul-americano, anunciou fonte oficial na capital belga.
Brasília tinha sido avisada em dezembro de 2007 de que, a partir de 31 de janeiro deste ano, a importação de carne bovina seria suspensa, caso não fosse exclusivamente proveniente de pastos selecionados que respeitassem as regras sanitárias em vigor na UE.
Em novembro de 2007, veterinários europeus que visitaram o Brasil identificaram "várias deficiências graves nos sistemas de verificação e nas condições sanitárias", especificamente em três estados brasileiros atingidos por um surto de febre aftosa.
Um princípio defendido pela União Européia é de que os animais têm de fazer uma quarentena antes de ser abatidos.
O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina, com 2,3 milhões de toneladas por ano (US$ 4,5 bilhões em 2007), um terço do total mundial. Mas o conflito com a UE já se arrasta há dois anos, depois de o alarme ter sido dado pelo Reino Unido e pela Irlanda.
As informações são da Agência Brasil.