Mundo

EUA se opõem a plano do Brasil para a Venezuela, diz jornal

10 jan 2003 às 15:27

A edição desta sexta-feira do jornal norte-americano "The Washington Post" afirma que o governo dos EUA planeja uma contra-iniciativa para formar um grupo de países que ajudem a acabar com a greve na Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo do mundo e importante fornecedor do óleo para os Estados Unidos.

De acordo com a Agência Reuters, os EUA esperam com isso derrubar uma iniciativa do governo brasileiro de formar seu próprio "grupo de países amigos" para solucionar a crise. Para os norte-americanos, o plano do Brasil seria contraprodutivo, disse o jornal. Os EUA divulgarão dentro de uma semana um plano propondo a criação de um grupo para desenvolver uma estratégica - provavelmente com base na antecipação de eleições - para acabar com o impasse na Venezuela.

O governo Bush resolveu se envolver no conflito venezuelano devido às crescentes preocupações com a falta de petróleo, no momento em que os EUA se preparam para uma possível guerra no Iraque. A Venezuela fornece cerca de 13% das importações de petróleo dos EUA.


Continue lendo