Mundo

EUA excluem Farc e ELN como as maiores ameaças terroristas na América Latina

19 jul 2017 às 19:52

Os Estados Unidos excluíram de seu relatório anual sobre terrorismo no mundo, divulgado hoje (19), uma referência que era feita há muitos anos às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao Exército de Libertação Nacional (ELN), do mesmo país, como principais ameaças terroristas na América Latina. A informado é da EFE.

Os relatórios publicados pelo Departamento de Estado dos EUA há pelo menos uma década faziam referência às Farc e ao ELN como "a principal ameaça terrorista no Hemisfério Ocidental". Apesar da exclusão, os grupos seguem incluídos na lista de organizações terroristas dos EUA.

O relatório do Departamento de Estado também volta a incluir a Colômbia, ao lado da Venezuela, na relação de países que representam um "refúgio" para os terroristas. Mas o documento diminui o alerta sobre as guerrilhas colombianas. A mudança se deve, em parte, à aprovação no ano passado de um acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, e ao início das negociações para firmar um pacto similar com o ELN.


Continue lendo