Mundo

EUA encontram vídeos de treinos de crianças pela Al-Qaeda

07 fev 2008 às 10:11

Representantes das Forças Armadas americanas e do governo do Iraque revelaram nesta quarta-feira (6) terem encontrado vídeos que mostram crianças aparentemente sendo treinadas para atividades associadas à rede extremista Al-Qaeda.

De acordo com os militares americanos, as cinco fitas foram encontradas durante batidas em redutos da Al-Qaeda ao norte de Bagdá em dezembro.


Elas mostram cerca de 20 meninos aparentemente com menos de 11 anos portando pistolas, metralhadoras e lança-granadas.


Em uma cena, os garotos parecem participar de um falso seqüestro, no qual eles forçam o refém a se ajoelhar, colocando uma pistola em sua cabeça.


Em outra imagem, meninos aparecem usando balaclavas pretas, anunciando que irão matar seus reféns – em imagens semelhantes às divulgadas por extremistas de verdade antes de decapitar cativos.


"Desespero"


Segundo o correspondente da BBC em Bagdá Jim Muir, não há indicação, nas imagens, de que os garotos foram forçados a participar dos exercícios.


Os militares americanos acreditam que as imagens foram feitas para filmes de propaganda com o objetivo de atrair novos membros para a Al-Qaeda.


"Claramente, há famílias nas quais os homens são parte da Al-Qaeda, e pode-se supor que essas crianças estão crescendo em um ambiente doméstico que pode, infelizmente, produzir a próxima geração da Al-Qaeda", disse em Bagdá o almirante Gregory Smith, porta-voz militar dos Estados Unidos.


Os americanos disseram não saber ao certo quando as imagens foram feitas, embora acreditem que elas são recentes.


O porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano Mohammed Al-Askari disse que as fitas são "um sinal de desespero" da Al-Qaeda.


Para Al-Askari, as crianças são treinadas para seqüestrar e, dessa forma, arrecadar verbas para a organização por meio dos resgates.

As informações são da BBC Brasil.


Continue lendo