Mundo

EUA descobrem primeiro vírus para celulares

22 fev 2005 às 09:50

Acaba de ser detectado o primeiro virus para telefones celulares. De acordo com a firma de pesquisas de segurança F-Secure, a praga, encontrada nos Estados Unidos, foi criada há cerca de oito meses, nas Filipinas. Chamado Cabir, o vírus se disseminou lentamente por 12 países.

A principal ação do vírus - que já foi encontrado em aproximadamente 15 variações - é a drenagem da carga da bateria dos telefones móveis.
Para a firma de pesquisas, o fato de o vírus ter chegado aos Estados Unidos é relevante, mas ainda não é motivo de preocupação. Segundo a empresa, o perigo é pequeno neste momento.


Diferentemente dos vírus de computador que se alastram rapidamente via internet, o Cabir foi mais vagaroso porque viaja somente curtas distâncias, por meio da tecnologia wireless conhecida como Bluetooth.


Porém, esse tipo de vírus tende a crescer no futuro com a sofisticação dos próprios criadores desses vírus e com a padronização de aparelhos com base em tecnologias que tornam mais fácil para esses vírus se espalharem por meio de dispositivos. Segundo o especialista, aparelhos com muitos recursos são mais vulneráveis do que aqueles mais básicos, que só dispõem de recursos de voz.


Informações ITWeb


Continue lendo