Mundo

Estudantes da UNE fazem 'velório' do Provão

24 set 2003 às 17:56

Cerca de 50 estudantes universitários, liderados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), realizam neste momento um simbólico velório do Provão na porta do Ministério da Educação.

Os estudantes estão de vígília ao lado de um caixão que simboliza o método de avaliação utilizado desde 1996 pelo MEC para avaliar universidades e alunos.


O caixão recebeu uma coroa de flores e uma faixa com os dizeres: "Adeus ao Provão". A presença de duas viúvas chorosas representa o ex-ministro da Educação, Paulo Renato.


De acordo com o presidente da UNE, Gustavo Petta, o fim do Provão deve ser considerado como uma conquista dos estudantes, que "deixaram de ser o objeto da avaliação para se tornarem sujeito".


Segundo ele, a idéia de substituir o Provão foi bem recebida, mas existem ainda pessoas que não entendem as modificações que estão sendo propostas.


"Já apresentamos a nova avaliação para a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e achamos que a recepção foi excelente. O que acontece às vezes é que as pessoas também não conhecem e fica uma imagem falsa de que o fim do Provão é o fim da avaliação. Não é isso", disse.

Os estudantes distribuíram também uma carta explicando as razões da manifestação. Eles pretendem permanecer em frente do MEC até o início do debate sobre o tema que acontece às 18 horas.


Continue lendo