Mundo

Esquerda é favorita nas eleições legislativas da Grécia

25 jan 2015 às 15:41

As eleições legislativas antecipadas na Grécia começaram hoje (25), às 7h (3h no horário de Brasília), prevendo disputa acirrada entre o atual chefe de governo, o conservador Antonis Samaras, e o presidente da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras.

Quase 10 milhões de cidadãos escolherão, de um total de 22 partidos e coligações, quem deve ultrapassar a barreira mínima de 3% para conseguir representação parlamentar.


De acordo com as últimas pesquisas, Syriza tem vantagem de três pontos sobre Nea Dimokratia, do Partido Nova Democracia, de Samaras.


Ainda que a vitória da esquerda esteja quase garantida, não está claro se o partido terá maioria absoluta para governar ou se será forçado a procurar parceiro de coligação, às custas de uma moderação política.


Tsipras anunciou que, caso seja vencedor, negociará a dívida internacional. Já Samaras acredita que a Grécia não pode causar embates com a União Europeia.


Ao mesmo tempo, vários partidos do país lutam pelo terceiro lugar, de modo a ter a possibilidade de governar com o vencedor. Lidera esta lista To Potami, partido pró-europeu, situado no centro do espectro político.


Também lutam por vagas no parlamento o partido racista e xenófobo Aurora Dourada (XA), Partido Comunista da Grécia (KKE), Movimento Socialista Pan-Helênico (PASOK), Movimento dos Socialistas Democratas (KIDISO) es Gregos Independentes (AE).

As assembleias de voto fecharão às 19h (15h no Brasil). Os primeiros resultados oficiais serão divulgados duas horas depois.


Continue lendo