Mundo

Espanha terá loja de casamento para público gay

26 mai 2007 às 11:17

Na próxima terça-feira (29), durante o evento Barcelona Bridal week, o empresário mexicano Santiago Porrero apresentará o primeiro espaço dedicado à moda nupcial e para festas voltado ao público gay, a primeira loja do tipo na Europa.

A loja, chamada "By", conta com peças feitas por vários estilistas como Antonio Alvarado (também assessor de design da loja), El Delgado Buil, Ion Fiz, Juanjo Oliva, Locking Shocking e Helena Rohner, disse Porrero à AFP.


"By" transformará Barcelona na primeira cidade da Europa, e possivelmente do mundo, a ter uma loja especializada em moda nupcial e de festas para homossexuais, concebida como um ateliê de imagem para pessoas sensíveis à moda, os chamados "fashion conscious", que buscam alternativas à roupa de noivos e para cerimônias convencionais.


"Queremos que seja uma combinação de alfaiataria clássica com prêt-à-porter", explicou Porrero, "pois se pode escolher um blazer de um estilista, a camisa de outro e a calça de outro, por exemplo, e optar por vários tecidos".


No amplo mostruário da loja pode-se encontrar tecidos com fios de ouro 22 quilates, sedas especiais, tecidos para camisas em algodão finíssimo, jóias desenhadas por Helena Rohner e alianças em ouro branco, amarelo, platina, com diamantes, entre outros.


Quanto às camisas, "há 15 modelos, de estilistas diferentes e tecidos variados, que podem ser combinados" e o mesmo acontece com os blazeres e as calças, contou Porrero.


O preço de um traje nupcial "é muito similar ao de um vestido de noiva" convencional, explicou o mexicano.


Gravatas, jóias e presentes para o casal e a casa são alguns dos complementos deste novo espaço, onde tampouco faltam peças têxteis para o lar e roupa de cama personalizada com desenhos exclusivos.


O seleto grupo de estilistas preparou a primeira coleção da "By", na qual há propostas para todos os tipos de cerimônias, sejam para os noivos, para seus amigos, familiares "e sobretudo para os padrinhos", explicou Porrero.


Estes estilistas desenvolveram uma coleção exclusiva, depois de um critério rigoroso implantado por Alvarado: "em primeiro lugar, os estilistas tinham que ser espanhóis, trabalhar com ateliês espanhóis, e em segundo lugar, procurei dois de vanguarda, dois clássicos e eu, que sou um mix", confessou.


A coleção disponível "é de estilistas europeus, que geralmente todas as lojas e as grandes lojas têm; por outro lado, garantimos assim produtos para um homem com personalidade, que procura produtos que não existem (no mercado tradicional), seja pelo design ou pelo tecido", afirmou Alvarado.


Porrero exibiu com orgulho belíssimas peças em linho egípcio, pijamas em linho "transparente, que revelam o necessário" e lençóis que podem levar inscrições como a data do casamento, ou blazeres cujo forro pode incluir frases ou fotos do cônjuge.


Estudante de Economia no México, Porrero concebeu esta loja, após a aprovação da lei do casamento entre homossexuais na Espanha - em vigor desde julho de 2005 - e depois de fazer um estudo de mercado, que apontou que no ano de 2006 houve mais de 1.500 casamentos homossexuais na Espanha, sem contar os não registrados.

Fonte: AFP


Continue lendo