Mundo

Empresa privada descobre petróleo em Catu, na Bahia

25 jul 2003 às 20:06

Depois de investir cerca de US$ 10 milhões na compra de duas sondas de perfuração, a empresa carioca Marítima anunciou a descoberta de um poço de petróleo em Catu (78 km de Salvador), que teria uma reserva de cerca de 12 milhões de barris.

Segundo diretores da Marítima, a descoberta na Bahia significa um marco histórico - é a primeira vez que uma empresa privada encontra petróleo no Brasil, sem contar com a Petrobras, desde a licitação dos blocos de exporação pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), em 2000.


Pelas cálculos da empresa, o poço tem capacidade para produzir 2.000 de barris por dia durante dez anos. As perfurações começaram em maio.


Para a ANP, o poço encontrado é um dos maiores descobertos em terra na Bahia nos últimos dez anos.


Funcionários da Marítima informaram ontem que o poço deve entrar em operação no começo do próximo ano. Segundo a prefeitura, a região de Catu tem um dos maiores potenciais para a produção de petróleo na Bahia.


Desde a década de 70, os principais poços descobertos pela Petrobras no Estado estavam localizados nas imediações do município. Nesta sexta-feira, os funcionários da Marítima começaram a demarcar toda a área do poço.

Os estudos sobre a viabilidade técnica e econômica do poço deverão ser apresentados pela empresa nos próximos três meses.


Continue lendo