O primeiro eclipse total da lua de 2008, que poderá ser visto do início ao fim no Brasil, ocorre na madrugada desta quarta-feira, dia 20, para quinta-feira. Os interessados poderão acompanhar o evento, junto com astrônomos, na praça Nishinomiya. O fenômeno poderá ser acompanhado totalmente no céu de todo o Brasil. O evento na Praça Nishinomiya começa às 20h30.
A equipe do Planetário de Londrina e do Observatóro Astronômico da UEL estará observando o eclipse da Lua dentro do Projeto de Extensão: Planetário de Londrina e Observatório Astronômico da UEL: Ambientes de Apoio à Educação Informal de Difusão e Ensino-Aprendizagem em Educação Científica. Um dos objetivos do projeto é a utilização da Astronomia Observacional como forma de transferência informal e natural de conhecimentos, levando à popularização da Ciência.
Um eclipse Lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão quase perfeitamente alinhados de forma que a Lua atravesse por algumas horas a sombra que nosso planeta projeta no espaço, ficando quase totalmente encoberta por ela. O Grupo de Estudos e Divulgação da Astronomia (Gedal) e o Museu de Ciências e Tecnologia da UEL também participam do evento.
Agência UEL