Mais um e-mail falso começou a circular na web com a promessa de acesso grátis a fotos de celebridades desinibidas. Agora é a vez da ex-Big Brother Brasil Grazieli Massafera seduzir os internautas incautos a baixar um cavalo-de-tróia, tipo de vírus que, depois de instalado na máquina, abre caminho para outras pragas virtuais. No caso, esse Trojan permite o download de outros Trojans. A informação é da empresa de segurança virtual Batori Software.
De acordo com notícia divulgada pelo UOL, o link veiculado através do e-mail é fotos_grazy.exe, ou seja, refere-se a um programa executável armazenado em um site do governo da China. Como cada uma dos desenvolvedores de antivírus adotam um nome diferente para a praga, é ele não tem um nome oficial. Ele pode ser chamado de "Win32/Delf.acc", "Downloader.Generic2.LGD" e "TrojanDownloader.Banload.NEJ", por exemplo. De acordo com Denny Roger, diretor da Batori, a estratégia de se hospedar códigos maliciosos em sites de outros países é bastante comum entre crackers (hackers criminosos) brasileiros.
"Invadir servidores fora do Brasil para hospedar vírus oferece muitas vantagens. A principal delas é a facilidade que há para se realizar essa invasão de servidores por causa do fuso horário. Após identificado o problema, quando as equipes de segurança brasileiras tentam contato com os profissionais na China, todos estarão dormindo", explicou o executivo. Outro fator a ser considerado, segundo Roger, é o problema do idioma. "Quando as equipes dos dois países entram em contato telefônico, elas vão conversar em inglês e tanto o nosso sotaque quanto o dos chineses se torna um problema sério. Para nós é muito difícil entender o que eles estão falando e vice-versa".
Segundo a Batori, dos 28 programas antivírus analisados por seus técnicos, apenas nove conseguiram detectar o malware até a publicação desta nota: AntiVir, AVG, CAT-QuickHeal, Ewido, Fortinet, Kapersky, NOD32v2, Norman e Panda.