Mundo

Doadores do Haiti querem reunião com novo governo

25 fev 2006 às 16:46

A cooperação Haiti foi tema de reunião esta semana, em Washington, nos Estados Unidos, entre governos doadores, instituições financeiras internacionais e organizações regionais e internacionais. Brasil e Argentina participaram do encontro, presidido pelo Banco Mundial.

Os participantes parabenizaram o povo e as autoridades haitianas pelas eleições presidenciais de 7 de fevereiro e declararam apoio às eleições parlamentares e municipais. Segundo nota divulgada pelo Banco Mundial, um dos temas em pauta na reunião foi a importância de assistência material e técnica a instituições resultantes dessas eleições, como o parlamento, o conselho eleitoral permanente e o governo local.


Com relação ao suporte financeiro ao Haiti, os doadores decidiram marcar encontro com representantes do novo governo em Porto Príncipe, "o mais cedo possível", para definir como será conduzida a ajuda internacional até o final de 2007. De julho de 2004 a dezembro de 2005, o Haiti recebeu US$ 780 milhões de governos e organismos internacionais.


A comunidade de doadores quer fazer, com o governo haitiano, uma avaliação do chamado Quadro de Cooperação Interina (ICF), órgão que reúne as nações e organismos internacionais que se interessam pela situação haitiana. O objetivo da reunião é avaliar suas realizações, falhas, pontos fortes e fracos até agora.


Implementado em julho de 2004, o ICF define metas claras e requisitos financeiros em quatro áreas estratégicas: fortalecimento da governança política e do diálogo nacional, fortalecimento da governança econômica e do desenvolvimento institucional, promoção da recuperação econômica e melhora do acesso aos serviços básicos. Na reunião também foi proposto o fortalecimento de uma estratégia nacional de redução da pobreza, a ser elaborada pelo novo governo e seus apoiadores.


Além de Brasil e Argentina, participaram da reunião representantes da Comissão Européia, França, Alemanha, Japão, México, Noruega, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Caricom, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional, Organização Internacional de Francofonia, Missão Especial das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Pan-Americana de Saúde, Banco Mundial e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Agência Brasil


Continue lendo