O arcebispo de Duque de Caxias, D. Mauro Morelli, apresentou melhora após a cirurgia que foi submetida na noite de domingo para sutura do abdômen, músculo que separa a caixa toráxica do abdômen. Essa cirurgia evitou que o ar passasse do tórax para o abdômen. Esta foi a informação do dr. Dario Virolini, diretor do setor de traumatologia do Hospital das Clinicas.
De acordo com o boletim medico, o arcebispo permanece sedado e não apresenta nenhuma lesão neurológica evidente. Apesar do êxito da cirurgia, dom Mauro continua respirando com ajuda de aparelho e sedado para evitar a dor em razão de pelos menos dez costelas quebradas.
O ministro da Segurança Alimentar, Jose Graziano, deixou há pouco o Hospital das Clinicas e, segundo informou, dom Mauro está corado e tem boa aparência. "O quadro é extremamente favorável. Os médicos falam com otimismo, praticamente afastando o risco de morte", disse.
Graziano afirmou que a figura de dom Mauro é extremamente importante, porque ele representa a própria ajuda ao combate à fome e tem lutado há 10 dez anos para evitar que se perca essa bandeira. Graziano disse também que dom Mauro sempre foi uma pessoa de opinião forte e que as criticas do arcebispo são consideradas construtivas no sentido de ajudar a melhorar.
Ele reiterou a importância de dom Mauro Morelli que é um dos coordenadores do programa Fome Zero e espera que o arcebispo esteja presente nas preparações em outubro das conferências estaduais do programa.