O bispo emérito de Santa Maria (RS) d. Ivo Lorscheiter será enterrado na tarde desta terça-feira (06), às 17h, no altar de Santo Ivo, na cripta da Basílica da Medianeira. O religioso morreu ontem aos 79 anos, no Hospital de Caridade do município, onde estava internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) com infecção respiratória e intestinal desde 25 de fevereiro.
O velório ocorre na Catedral da cidade. O enterro será aberto ao público.
Ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ivo esteve entre os protagonistas de um período histórico em que a Igreja e o governo seguiram sempre sinais inversos. Último bispo brasileiro nomeado por Paulo 6º ainda com o Concílio Vaticano 2º em andamento, em 1965, ele mal teve tempo de experimentar os ares liberalizantes vindos de Roma. A situação interna o colocou à frente da CNBB no período mais obscuro do regime militar.
Dom José Ivo Lorscheiter permaneceu 30 anos à frente da diocese de Santa Maria (RS). Em 24 de março de 2004, o papa João Paulo 2º aceitou a sua renúncia por limite de idade, à época com 75 anos.
A governadora Yeda Crusius decretou luto oficial em todo o estado durante três dias, em homenagem à memória do bispo emérito do Rio Grande do Sul dom José Ivo Lorscheiter. No decreto, em vigor desde segunda-feira, Crusius justificou a homenagem "considerando que a vida religiosa de dom Ivo foi um marco fundamental na comunidade rio-grandense, bem como um exemplo de vida espiritual e cristã".