O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, comandou uma reunião ministerial latino-americana em preparação para uma cúpula que será realizada em 5 de abril. No evento, os presidentes de 11 nações discutirão a possibilidade de desenvolver um plano de ação para combater a inflação na América Latina.
A iniciativa surgiu dos presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Argentina, Alberto Fernândez. "Os participantes trocaram pontos de vista sobre a agenda econômica e comercial regional e sobre propostas para mitigar os efeitos inflacionários na cesta básica da região”, informou o governo
mexicano.
Leia mais:
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Quais eventos foram cancelados em virtude do incêndio em Los Angeles?
Ana Maria Braga critica Donald Trump por negacionismo climático
A reunião agendada para 5 de abril "incluirá a identificação dos mecanismos de importação e exportação dos vários países participantes e a lista de produtos exportáveis, bem como serviços no setor alimentar e necessidades básicas que podem estar no centro do comércio, com a cooperação também do setor privado e organizações internacionais especializadas”.
No encontro virtual de hoje (28), as partes concordaram em trabalhar em um projeto para alcançar trocas imediatas de bens e serviços essenciais, com base na flexibilidade tarifária e desregulamentação técnica e administrativa, bem como estabelecer mecanismos que, a médio prazo, permitem à região criar a sua própria autonomia alimentar.